Não são poucos os que têm vontade de “mergulhar” no universo 4x4, mas não fazem ideia de como iniciar suas aventuras off-roads.
Há ainda os que já possuem veículo próprio para o fora de estrada, porém nunca o colocou na lama ou fez expedições a bordo dele simplesmente por não saber como se inserir no mundo 4x4.
É, portanto, para te estimular a praticar o off-road e te ensinar os primeiros passos para essa diversão incrível que preparamos este artigo, com dicas especiais para iniciantes do fora de estrada.
Ter um carro 4x4
Praticar o off-road e não ter um 4x4 é como querer jogar futebol sem bola.
Ou seja, ter um bom veículo 4x4, bem afinado aos terrenos irregulares e trepidantes, é imprescindível para uma iniciação adequada ao universo off-road.
E qual seria o melhor carro para isso? Sem dúvidas, os 4x4 da Suzuki, que entregam desempenho, força e robustez em alto nível e a baixo custo – o menor entre os concorrente.
Prova disto é que o Suzuki Jimny é reconhecido como o 4x4 mais barato do Brasil, o que o torna o melhor custo-benefício da categoria, já que é um valente no fora de estrada.
Há, ainda, as opções do Suzuki Vitara e do Jimny Sierra, dois modelos da marca que nasceram para o fora de estrada, embora se adaptem facilmente ao tráfego urbano.
Enfim, opções não faltam na Suzuki para você cumprir o primeiro requisito para a iniciação no mundo do fora de estrada: ter um carro 4x4.
Equipar-se para a aventura
Tão fundamental quanto ter um carro para o off-road é equipá-lo com instrumentos que certamente serão úteis durante as expedições.
Portanto, jamais saia para uma aventura no fora de estrada “liso”, sem abastecer o veículo com os instrumentos essenciais para a prática off-road.
Esses instrumentos são os seguintes:cabo para ligação direta (no popular, “chupeta”); pás pequenas; lanterna; luvas; alguma ferramenta que corte galhos, em caso de atolamento (facão, machado); corda para reboque; prancha ou tábua de desatolagem; spray reparador de pneus.
Atolou? Não se desespere, é normal
O 4x4 atolar não é problema – pelo contrário, às vezes é até diversão -, o problema é fazer expedição ou se aventurar em trilhas sozinho, sem uma caravana que, em momentos como esse, te ajudará.
Isso mesmo: é importante contar com ajuda na hora que o seu carro atolar em algum lamaçal.
Mas atenção para esta dica fundamental: quando as rodas do seu 4x4 começarem a girar em falso, pare de acelerar imediatamente.
Porque, quando a tração com o solo já foi perdida, permanecer com o pé no acelerador só fará com que a roda afunde mais no atoleiro.
Faça, portanto, o seguinte, caso atole: desça do carro e faça um calço para os pneus, a fim de que este suba nessa estrutura e consiga tração para rodar e sair do atoleiro.
O ideal, neste caso, é o uso da prancha, equipamento mais apropriado para essa situação.
Em caso de ausência deste item, pedras, pedaços de madeira e até os tapetes do carro podem ajudar. Uma pá, para escavar o buraco, também pode ser eficiente.
Se nenhuma dessas opções resolver, um reboque terá de ser usado. Deve-se ter muita atenção quanto ao local onde será amarrado o cabo ou a corda. Existem lugares próprios para isso.
Saiba usar a tração 4x4
Antes de mais nada, um alerta: esta dica não se aplica aos carros 4x4 que têm tração integral permanente porque o sistema faz o trabalho automaticamente.
Ou seja, no sistema automático, ele próprio identifica os momentos em que o acionamento das rodas traseiras é necessário.
Isso, porém, não acontece nos modelos em que a tração 4x4 depende de um aperto no botão do console ou do engate da alavanca.
Nesses casos, é importante que o motorista identifique previamente o terreno de baixa aderência, como lama, pedras, areia, para acionamento da tração 4x4.
A utilização desse sistema em condições que não exigem tal reforço resulta em consumo extra de combustível, além de desgaste dos componentes.
É importante saber ainda que, para transpor obstáculos específicos que demandem mais força/torque, a tração 4x4 com reduzida deve ser usada.
Ou seja, na hora de rebocar outro veículo, de fazer subidas íngremes ou mesmo de passar por áreas alagadas, o ideal é usar a reduzida, que deve obedecer um limite de velocidade de 40 km/h, em média.
Para ligar e desligar esta função, via de regra, os modelos de 4x4 exigem que o carro esteja completamente parado.
Cuidado com a inclinação lateral
Um erro que alguns iniciantes cometem, ao praticar o fora de estrada sem antes de informar do desafio, é não respeitar os limites do carro em relação à inclinação lateral, o que muitas vezes resulta em tombamento do veículo.
Portanto, atenção: não abuse dos limites de inclinação lateral do seu carro, caso você não o conheça suficientemente.
Todo carro possui um ângulo máximo de inclinação, o qual está descrito no manual do proprietário.
Caso este ângulo seja desrespeitado, o risco de o veículo tombar é alto.
Uma dica boa, para caso você ache que a inclinação está próxima do limite, é direcionar as rodas para baixo e acelerar, a fim de recolocar o veículo na posição normal.
No mais, não se arrisque, caso não se sinta seguro. Até a experiência te ensinar a sair de situações como esta, renda-se ao pedido de ajuda de colegas mais experimentados no off road.
Participe de clubes de expedição off-road
Esta é a dica de ouro para quem está iniciando no universo off-road: faça parte de um clube de expedição, onde adeptos experientes da modalidade dão todas as coordenadas de como fazer uma trilha sem riscos e com segurança.
Além disso, é inevitável: quando a prática acontece assim, em grupo, se torna bem mais divertida e inteligente.
Para que você saiba, em Brasília, a Soma Suzuki promove eventos – o Jimny Experience - em parceria com o Jimny Clube Brasília. Confira aqui como foi uma das edições.
Integre-se ao Jimny Clube Brasília e já confirme a sua participação na próxima expedição.
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